Tangerina ou tanjerina

A forma correta de escrita da palavra é tangerina. A palavra tanjerina está errada. Devemos usar o substantivo feminino tangerina sempre que quisermos referir o fruto da tangerineira, bem como a própria árvore que dá tangerinas, sendo sinônimo de mexerica, mimosa, mandarina, bergamota, vergamota e de tangerineira, mexeriqueira, vergamoteira, bergamoteira.

Exemplos:
Você já experimentou geleia de tangerina?
Acabei de beber um suco de tangerina delicioso!

A palavra tangerina é formada por substantivação do adjetivo tangerina, referente a uma laranja tangerina, ou seja, uma laranja de Tânger, uma cidade situada em Marrocos. Assim, tangerina também é o feminino de tangerino, relativo ou natural de Tânger, sendo sinônimo também de tangitana e tingitana.

Tendo sua origem na palavra Tânger, com g, também a palavra tangerina e as palavras cognatas de tangerina devem ser escritas com g e não com j.
A troca entre g e j é um erro muito comum na língua portuguesa.
Palavras com g: tangerina, tigela, gengiva, rabugento,…
Palavras com j: laje, gorjeta, traje, lojista,…

Fique sabendo mais!
A palavra tangerina também é utilizada para indicar uma libélula, um inseto de quatro asas longas e transparentes que voa perto da água, também chamado de lavadeira, lavandeira, libelinha e donzelinha.

Palavra relacionada: tangerina.

Outras dúvidas

Veja também