Susteve ou susteu

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é susteve. A palavra susteu está errada. Susteve é a forma conjugada do verbo suster na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. O verbo suster se refere ao ato de sustentar para que não caia, de impedir de fazer algo, de interromper um movimento, de conter uma ação, de suspender ou limitar a realização de algo, de fazer permanecer, de alimentar e de se manter de pé em equilíbrio, sendo sinônimo de suportar, sustentar, segurar, sustar, deter, parar, conter, controlar, suspender, limitar, conservar, alimentar, nutrir, equilibrar-se, entre outros.

O verbo suster tem sua origem na palavra em latim sustinere e é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O verbo suster é derivado do verbo ter, devendo ser conjugado tal como este. Assim, devemos dizer: ele teve e ele susteve.

Verbo ter - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) tive
(Tu) tiveste
(Ele) teve
(Nós) tivemos
(Vós) tivestes
(Eles) tiveram

Verbo suster - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) sustive
(Tu) sustiveste
(Ele) susteve
(Nós) sustivemos
(Vós) sustivestes
(Eles) sustiveram

Exemplos:
O soldado susteve seu companheiro nos braços até sair do campo de batalha.
A menina susteve o choro o máximo que pode, indo chorar sozinha para seu quarto.
O professor ir chamar a atenção do aluno, mas susteve-se.

Fique sabendo mais!
Podemos verificar esse mesmo erro de conjugação no pretérito perfeito do indicativo em outros verbos irregulares, derivados de ter, como: deteu em vez de deteve, manteu em vez de manteve, obteu em vez de obteve,…

Palavra relacionada: suster.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também