Suspensório ou suspenssório

A forma correta de escrita da palavra é suspensório. A palavra suspenssório está errada. Devemos usar o substantivo masculino suspensório sempre que quisermos referir umas fitas de tecido ou alças que seguram as calças pelo cós, passando pelos ombros. Significa também uma ligadura que sustém certas partes do corpo. A palavra suspensório pode ser também um adjetivo e significar aquilo que suspende, impede ou interrompe, sendo sinônimo de suspensivo, impeditivo e interruptivo.

Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, o grafema s pode assumir diversos valores. Quando aparece no início das palavras ou no meio das palavras em posição não intervocálica, ou seja, sem ser entre duas vogais, assume a pronúncia s: sapato, sílaba, pensar, censo, … Quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, desânimo, liso,… Para que se mantenha a pronúncia s no meio das palavras, entre vogais, é necessário que se duplique a consoante s, ficando ss, como em pássaro, missa, massa, … No caso de suspensório, assume a pronúncia s, não sendo necessário que se escreva com ss porque não se encontra entre duas vogais, mas sim entre uma consoante e uma vogal, tal como suspenso, suspensivo, suspensor, suspensão,…

A palavra suspensório é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o adjetivo suspenso mais o sufixo nominal – ório, que transmite uma noção de ação e pertinência.

Exemplos:
Você sabe se os suspensórios estão na moda?
Aquele senhor tem que usar suspensórios para que suas calças não caiam.
Estão aperfeiçoando a máquina para que não realize movimentos suspensórios.
Aplicaremos um ligamento suspensório da perna do paciente.

Palavra relacionada: suspensório.

Veja também:

Suspense ou suspence Suspensório ou suspenssórioSusteve ou susteu