Suprassumo, supra-sumo ou supra sumo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é suprassumo. A palavra supra-sumo está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O substantivo masculino suprassumo indica o mais elevado grau de alguma coisa. É sinônimo de máximo, cúmulo, apogeu, auge, quinta-essência, ápice, píncaro, culminância e cume, entre outras. 

Exemplos:

  • Ele se acha o suprassumo da inteligência.
  • Suas decorações tornaram o evento o suprassumo da sofisticação.
  • Você deveria ser eleito o suprassumo da beleza. 

Suprassumo é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Neste caso temos o prefixo supra- mais a palavra sumo: supra- + sumo. O prefixo supra-, de origem latina, significa acima, se referindo a algo cuja posição é superior.

Segundo o Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Exemplos: supra-axilar, supra-auricular, supra-hepático, supra-humano,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 

Exemplos: supracitado, supramencionado, supraciliar, supranormal, supralunar,…

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.

Exemplos: suprassolar, suprassensorial, suprarracional, suprarrealismo,... 

Palavra relacionada: suprassumo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Supracitado ou supra citado Suprassumo, supra-sumo ou supra sumo Surgem ou surjem