Sucinto ou suscinto

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é sucinto, com a sílaba inicial su. A palavra suscinto, com s no final da primeira sílaba, está errada. O adjetivo sucinto caracteriza algo breve e conciso, que se indica em poucas palavras, estando resumido ao essencial e ao necessário. 

Exemplos de sucinto

  • O discurso do político foi claro e sucinto, se referindo apenas aos pontos essenciais da discussão.
  • A professora fez uma revisão sucinta da matéria antes da prova.
  • Por favor, seja sucinto e vá direto ao assunto.

Sucinto é sinônimo de breve, abreviado, conciso, curto, lacônico, resumido, sintético, essencial, preciso, sumário, entre outros.

Origem da palavra sucinto

Sucinto tem sua origem na palavra em latim succinctu, devendo assim ser escrita sem s final na primeira sílaba. Também desta forma deverão ser escritas as palavras cognatas de sucinto, como sucintamente, sucintez e sucinteza.

Sucinto e suscito: não confundir!

Alguns falantes confundem o adjetivo sucinto com a palavra suscito, forma verbal do verbo suscitar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu suscito. Contudo, o adjetivo sucinto não se encontra de forma alguma relacionado com o verbo suscitar. 

Suscitar tem sua origem na palavra em latim suscitare, devendo assim ser escrito com s final na primeira sílaba: sus-ci-tar. O verbo suscitar se refere ao ato de fazer aparecer, provocar, originar, criar, sugerir e motivar.

Palavra relacionada: sucinto.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também