Suador ou suadouro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Os seus significados são similares mas podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. A palavra suador se refere à pessoa que sua ou àquilo que provoca a transpiração. A palavra suadouro se refere ato ou efeito de suar. Pode significar também uma proteção usada no lombo dos cavalos para evitar atritos com a sela.

Suador é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o verbo suar mais o sufixo –dor. O sufixo –dor é um sufixo nominal que forma substantivos ou adjetivos a partir de verbos. Refere-se ao agente da ação.

Exemplos:
Meu bebê é muito suador e costuma ter brotoejas.
Ele é tão suador que está encharcado de suor!
Vou preparar um suador para você. Vai ser um chá de camomila bem quente.

Suadouro é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o verbo suar mais o sufixo –douro. O sufixo –douro é um sufixo nominal que forma substantivos ou adjetivos a partir de verbos. Refere-se ao instrumento ou ao lugar da ação.

Exemplos:
A aula de aeróbica foi um suadouro!
Enquanto esperava minha vez fiquei muito nervosa, com um suadouro enorme.
Comprei um novo suadouro para meu cavalo.

Palavras relacionadas: suador, suadouro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também