Sobressalente ou sobresselente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras sobressalente e sobresselente sempre que quisermos referir o pneu de reserva de um veículo ou qualquer outro acessório de reserva que substitui um já usado, sendo sinônimo de estepe, suplente, excedente, extra e reserva. Significa também aquilo que excede, que é a mais, ou seja, o sobejo, o excesso, as sobras. A palavra sobressalente é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada pelos falantes. A palavra sobresselente aparece em dicionários como sendo o mesmo que sobressalente. A palavra sobresselente é a mais usada no português falado em Portugal.

Exemplos:
Este carro não tem pneu sobressalente.
Este carro não tem pneu sobresselente.

Precisamos de uma peça sobressalente porque esta já está muito gasta.
Precisamos de uma peça sobresselente porque esta já está muito gasta.

Estas roupas sobressalentes não serão usadas por ninguém.
Estas roupas sobresselentes não serão usadas por ninguém.

A origem das palavras sobressalente e sobresselente é incerta, podendo vir da palavra em espanhol sobresaliente, que significa o que sobra, que está a mais. Existe também no português a palavra sobressaliente, sinônima de sobressalente e sobresselente.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Além disso, sobressalente e sobresselente são adjetivos de dois gêneros, ou seja, uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: o pneu sobressalente/a peça sobressalente; o pneu sobresselente/a peça sobresselente. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: sobressalente, sobresselente, dirigente, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavras relacionadas: sobressalente, sobresselente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Sobrepõem ou sobrepõe Sobressalente ou sobresselenteSobretudo ou sobre tudo