Snob, esnobe ou snobe

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra no Brasil é esnobe. Snob é a forma original da palavra em inglês e snobe é a forma utilizada no português de Portugal. Esnobe é um adjetivo uniforme e se refere a alguém que se considera superior e despreza quem é mais humilde, ou seja, se refere a uma pessoa pretensiosa, presunçosa, convencida, arrogante, pedante, pomposa.

Esnobe é um estrangeirismo, tendo sua origem na palavra em inglês snob. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, a palavra snob foi aportuguesada para esnobe com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).

Exemplos:
A Ana, depois que ficou famosa, ficou muito esnobe.
Não seja tão esnobe, você não é melhor do que ninguém.
Não gosto do seu jeito esnobe de falar com as pessoas.

A palavra esnobe é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a mulher esnobe/o homem esnobe).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: esnobe, chique, indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavra relacionada: esnobe.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Slide ou eslaide Snob, esnobe ou snobe Só, sós ou a sós