Simplesmente ou simplismente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é simplesmente. A palavra simplismente está errada, não existe. Devemos utilizar o advérbio simplesmente sempre que quisermos referir alguma coisa feita de modo simples e natural, ou seja, abertamente, espontaneamente, facilmente, puramente, sinceramente. Este advérbio é também muito utilizado para transmitir uma ideia de unicamente e meramente, sendo também sinônimo de apenas, exclusivamente, somente e só.

Exemplos:

  • Pretendo viver simplesmente, desfrutando a Natureza e os prazeres da vida.
  • Simplesmente não me conformo com o que aconteceu.
  • Ele quer, simplesmente, ser seu amigo!

A palavra simplesmente é formada partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o adjetivo simples mais o sufixo –mente: simples + -mente. Assim, tendo sua origem no adjetivo simples, o advérbio simplesmente deverá ser também escrito com e na segunda sílaba. 

O sufixo –mente é um sufixo adverbial que se junta à forma feminina de um adjetivo dar origem a um advérbio de modo, como: absolutamente, bondosamente, lindamente, rapidamente,… Sendo simples um adjetivo uniforme, que apresenta a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino, é essa a forma utilizada para a constituição do advérbio, tal como em levemente, tristemente, abundantemente,…

Palavra relacionada: simplesmente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Simpatia e empatia Simplesmente ou simplismenteSinais de pontuação