Simpatia e empatia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras simpatia e empatia existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora parecidos, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Ambos contribuem para um bom desenvolvimento das relações humanas, mas são conceitos distintos. Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.

A palavra empatia tem sua origem na palavra grega empátheia, pelo inglês empathy e se refere a uma aptidão para se identificar com os outros, se colocando no lugar da outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Significa também a capacidade de compreender uma obra de arte ou outro objeto estética e emocionalmente. Por fim, no âmbito das relações interpessoais se refere à capacidade de se ver como os outros o veem e de ver os outros como eles mesmos se veem.

Exemplos:
Neste processo de recrutamento estamos valorizando pessoas com empatia e assertividade.
Pratique sua empatia e se ponha no lugar dela!
A empatia entre os dois foi tão grande que se entenderam e se comunicaram quase sem palavras.

A palavra simpatia tem sua origem na palavra grega sympátheia ou na palavra em latim sympathia e se refere a um sentimento de solidariedade, de boa disposição e empenho para com os outros, que provoca uma boa impressão e uma disposição favorável, bem como apreço e admiração. Pode significar ainda o começo de um desenvolvimento amoroso, devido ao fato de ser um sentimento próximo ao amor. Popularmente, se refere a um ritual supersticioso, de magia e feitiçaria, para se conseguir alguma coisa que se deseja.

Exemplos:
Ela é uma simpatia, sempre atenciosa e agradável com todos.
Não foi fácil ganhar sua simpatia.
Vou contribuir porque sinto uma grande simpatia por esta causa.
Minha amiga me ensinou uma simpatia para emagrecer. Será que vai funcionar?

Palavras relacionadas: simpatia, empatia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também