Servo ou cervo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras servo e cervo existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra servo se refere a um escravo ou criado e a palavra cervo se refere a um veado. A pronúncia das duas palavras é igualmente diferente. A palavra servo deverá ser pronunciada apenas com a vogal e aberta (é) e a palavra cervo poderá ser pronunciada com a vogal e aberta (é) ou com a vogal e fechada (ê), variando, por exemplo, conforme a região do falante.

Servo tem sua origem na palavra em latim servus, devendo assim ser escrita com s inicial. Esta palavra se refere a uma pessoa que não é livre, tendo que obedecer a alguém, ou seja, um escravo. Também é usada com significado de pessoa que serve a alguém, ou seja, um criado, um serviçal. Pode ser um adjetivo ou um substantivo comum masculino, dependendo do contexto onde a palavra está inserida.

Exemplos:
O servo trabalhava para o senhor feudal.
O rei dispensou seus servos.

Cervo tem sua origem na palavra em latim cervus, devendo assim ser escrita com c inicial. É um substantivo comum masculino e se refere à designação comum dada aos veados do gênero cervus, sendo sinônima de corço, veado, suaçu, cervo-do-pantanal, açuçuapara, veado-galheiro, entre outros. A palavra cervo também é usada como gíria para indicar o marido traído de mulher adúltera, ou seja, um corno, cornudo, chifrudo.

Exemplos:
Aqueles caçadores estão tentando caçar um cervo.
Os cervos vivem em rebanhos nas florestas da Europa, da Ásia e da América.

Fique sabendo mais!
Alguns falantes privilegiam a pronúncia da vogal fechada ê na palavra cervo para que haja uma clara distinção entre as palavras cervo e servo. Outros falantes privilegiam a pronúncia da vogal aberta é na palavra cervo, fazendo com que cervo e servo sejam palavras homófonas, ou seja, palavras que são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes.

Palavras relacionadas: servo, cervo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também