Senilidade ou senelidade

Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é senilidade, com i na segunda sílaba: se-ni-li-da-de. A palavra senelidade, com e na segunda sílaba, está errada. A troca entre a vogal i e a vogal e ocorre frequentemente devido a erros de pronúncia.

O substantivo feminino senilidade indica um estado de velhice e decrepitude, com a consequente debilidade das competências físicas e intelectuais decorrentes desse estado.

Exemplos com senilidade

  • Às vezes acho que sofro de senilidade precoce.
  • Você sabe quais são os sintomas de senilidade?
  • A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia distingue senilidade de senescência. 

Senilidade é sinônimo de demência, caduquice, caducidade, velhice e decrepitude, entre outros. 

Formação da palavra senilidade

Senilidade é uma palavra formada por derivação sufixal do adjetivo senil: senil + -(i)dade = senilidade. O prefixo -(i)dade forma substantivos a partir de adjetivos, indicando um estado, qualidade ou propriedade.

O adjetivo senil, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim senilis, escrita com i na segunda sílaba. Assim, senil e, consequentemente, senilidade deverão ser escritos com i na segunda sílaba.

Palavra relacionada: senilidade.


Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Seminovo ou semi-novo Senilidade ou senelidadeSenso ou censo