Semiaberto, semi-aberto ou semi aberto

A forma correta de escrita da palavra é semiaberto, escrito de forma junta. As palavras semi aberto, escritas de forma separada, estão erradas e a palavra semi-aberto, com hífen, passou a estar errada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. Também semiabertura, cognata de semiaberto, deverá ser escrito junto.

O adjetivo semiaberto indica algo que não está totalmente aberto, estando apenas entreaberto. É muito usado na fonética, para indicar uma vogal que não é pronunciada de forma completamente aberta. É também um termo jurídico que indica um regime prisional de liberdade restrita: fora da prisão durante o dia e na prisão durante a noite.

Exemplos com semiaberto

  • A criança não queria dormir, permanecendo com os olhos semiabertos.
  • Por favor, deixe a porta semiaberta.
  • O presidiário cumpre a pena em regime semiaberto.

Formação do adjetivo semiaberto

Semiaberto é um adjetivo formado por derivação prefixal. É acrescentado um prefixo (semi-) a uma palavra já existente (aberto), alterando o seu sentido: semi- + aberto = semiaberto.
 
Semi- é um prefixo de origem latina e transmite uma noção de metade ou de quase. 

Semiaberto e o Acordo Ortográfico

Segundo o novo Acordo Ortográfico, nas palavras compostas por prefixação, o hífen deverá ser usado apenas quando a segunda palavra começa com h ou quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra. 

Exemplos com hífen: semi-humano, semi-hipnotizado, semi-inconsciente, semi-improvisado,...

Nas restantes situações, o prefixo deverá ser escrito unido à palavra já existente, sendo este o caso do adjetivo semiaberto.

Exemplos sem hífen: semiaberto, semiatento, semidestruído, semipermeável,...

Quando s segunda palavra começa com as consoantes r ou s e o prefixo termina em vogal, as consoantes r e s deverão ser duplicadas: rr, ss.

Exemplos com consoantes duplicadas: semirreta, semirreal, semissério, semissólido,...

Outras dúvidas

Veja também

Sem-número ou sem número Semiaberto, semi-aberto ou semi abertoSeminovo ou semi-novo