Ruço ou russo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras ruço e russo existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Ruço se refere a um tipo de cor esmaecida, podendo ser pardacenta, loira ou grisalha. Indica também algo que está surrado pelo uso e uma situação que é complicada e perigosa. Russo se refere ao que é típico e natural da Rússia, como o povo russo e a língua russa. Esta palavra já foi muito usada para indicar um indivíduo soviético, bolchevique, socialista e revolucionário.

A palavra ruço tem sua origem na palavra latina ruscidu, tendo sua escrita evoluído para ç em português. É sinônima de pardacento, louro, grisalho, desbotado, descorado, velho, usado, surrado, puído, complicado, intrincado, adverso e apertado, entre outros. Além desses sentidos, pode significar também um nevoeiro denso na Serra do Mar.

Exemplos:

  • Temos que fazer alguma coisa agora, que a situação está ficando ruça.
  • Meu pai está envelhecendo, já está cheio de cabelo ruço.
  • Este casaco está ruço assim porque já era de minha avó.

A palavra russo tem sua origem na palavra em latim russi, devendo assim ser escrita com ss. É sinônima de moscovita, soviético, socialista, bolchevista, bolchevique, marxista e revolucionário, entre outras.

Exemplos:

  • O patinador russo ganhou o campeonato de patinação no gelo.
  • Meu marido é russo, mas mora no Brasil há muitos anos.
  • Não há maneira de eu conseguir aprender a língua russa. É muito difícil!

As palavras ruço e russo são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: ruço/russo, sessão/seção, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Fique sabendo mais!
A palavra ruço pode indicar também a forma do verbo ruçar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu ruço). Este verbo é pouco usado pelos falantes, indicando o ato de se tornar ruço, pardacento, grisalho, bem como o ato de começar o envelhecimento. 

Palavras relacionadas: ruço, russo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também