Roxa ou rocha

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras roxa e rocha existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra roxa significa principalmente o feminino da palavra roxo. Pode significar também uma mancha arroxeada na pele, bem como uma mulher morena e jovem. A palavra rocha se refere principalmente a uma pedra ou a um penhasco, podendo significar ainda algo ou alguém inabalável e firme. A pronúncia das duas palavras é diferente. Em roxa a vogal o é pronunciada de forma fechada (ô) e em rocha a vogal o é pronunciada de forma aberta (ó).

A palavra roxa é formada a partir da palavra roxo, que tem sua origem na palavra em latim russeus, estando convencionado que seja uma palavra escrita com x e não com ch. Sendo o feminino de roxo, refere-se à cor violeta, sendo sinônimo de lilás e violácea. Popularmente, o adjetivo roxa é usado para referir diversos estados de espírito. Pode significar alguma coisa excessiva, desmedida e intensa, bem como um estado de desejo, ânsia e paixão, sendo sinônimo de desejosa, ansiosa, ávida, apaixonada, louca, maluca. Significa também alguma coisa complicada, complexa, perigosa, difícil, árdua e trabalhosa. Pode significar ainda uma mancha arroxeada na pele, ou seja, uma contusão ou equimose, bem como uma mulher morena e jovem, ou seja, uma roxinha.

Exemplos:
Você acha esta blusa roxa bonita?
Minha mãe é flamenguista roxa, não perde um jogo.
Vamos almoçar que eu estou roxa de fome!
Bati na mesa e fiz uma roxa na perna.

A palavra rocha tem sua origem na palavra em latim roche, devendo assim ser escrita com ch e não com x. Refere-se a uma pedra, sendo sinônimo de pedregulho, calhau, seixo, burgau e cascalho, ou a um penhasco, sendo sinônimo de rochedo, fraga, penedo, penha e fraguedo. Significa também algo ou alguém inabalável e firme, ou seja, rígido, resistente, sólido, duro, entre outros.

Exemplos:
Na aula de ciências estudamos as rochas.
Os alpinistas escalaram aquela grande rocha.
Minha fé é uma rocha, é firme e inabalável.

As palavras roxa e rocha apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: roxa/rocha, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras relacionadas: roxa, rocha.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também