Revindicação ou reivindicação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Reivindicação é a forma correta de escrita da palavra. A palavra revindicação está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino reivindicação sempre que quisermos referir o efeito de reivindicar, de reclamar, de requerer algo com intuito de recuperar ou adquirir alguma coisa.

A palavra reivindicação poderá ter sua origem na palavra em francês revendication, derivada da palavra em latim rei vindicatio ou ser formada a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo -ção é acrescentado ao verbo reivindicar. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação.

Tal como a palavra reivindicação é escrita com o ditongo ei na primeira sílaba, também assim deverão ser escritas todas as palavras cognatas de reivindicação, bem como todas as formas conjugadas do verbo reivindicar.

Exemplos:
Palavras da mesma família: reivindicação, reivindicar, reivindicável, reivindicador,…
Verbo reivindicar – Presente do indicativo:
(Eu) reivindico
(Tu) reivindicas
(Ele) reivindica
(Nós) reivindicamos
(Vós) reivindicais
(Eles) reivindicam

Exemplos:
Sindicatos fizeram reivindicações por causa dos cortes nos salários dos trabalhadores.
Mãe biológica iniciou uma reivindicação para recuperar a tutela de sua filha abandonada depois do nascimento.
Houve reivindicação sobre as responsabilidades e a autoria do livro de poesia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Revezar ou revisar Revindicação ou reivindicaçãoRidiculizar ou ridicularizar