Réveillon ou Reveillon

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é Réveillon, com acento na primeira sílaba. A palavra Reveillon, sem acento na primeira sílaba, está errada. Está também errada a palavra Reveion, que aparece como sendo uma tentativa de aproximação à pronúncia da palavra.

O substantivo masculino Réveillon se refere à noite e festa de passagem de ano, ou seja, de Ano-Novo. 

Exemplos com Réveillon

  • Vou passar o Réveillon em Copacabana.
  • Você já comprou champanhe para o Réveillon?
  • A festa de Réveillon foi inesquecível!
  • Vou comprar um vestido para o Réveillon.

Réveillon com maiúscula ou minúscula?

Embora haja alguma polêmica acerca da escrita da palavra Réveillon com letra maiúscula ou minúscula, devemos privilegiar o uso da letra maiúscula, visto se tratar do nome próprio de uma festividade. 

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, os nomes de festas e festividades deverão ser escritos com letra inicial maiúscula.

Réveillon: estrangeirismo

Réveillon é um estrangeirismo, sendo a forma original de escrita da palavra em francês. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). No caso em questão, a palavra Réveillon é usada na sua forma original.

Sendo um estrangeirismo, o mais correto será escrever a palavra Réveillon em itálico ou entre aspas, indicando sua condição de palavra estrangeira.

Palavra relacionada: réveillon.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas