Retrógrado ou retrógado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é retrógrado. A palavra retrógado está errada. Devemos utilizar a palavra retrógrado sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa que se opõe ao progresso, sendo sinônimo de reacionário, tradicionalista, convencional, conservador, conservadorista, conservantista, regressista, entre outros. Pode significar também algo que retrograda, ou seja, que anda para trás. A palavra retrógrado pode ser um adjetivo ou um substantivo comum masculino.

Retrógrado tem sua origem na palavra em latim retrogradus, devendo assim ser escrita com r na segunda e terceira sílabas, formando as vogais tró e gra, não apenas na segunda sílada (re-tró-gra-do). Também assim deverão ser escritas as palavras retrogradar, retrogradação e retrogradamente, cognatas de retrógrado.

Exemplos:
Comentários contra a homossexualidade são considerados retrógrados nos dias atuais.
É apenas o seu pensamento retrógrado que impede sua evolução.
Você é um retrógrado! Deixe sua filha viajar sozinha com as amigas!

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de retrógrado, erradamente se omite o r da sílaba gra, a terceira sílaba da palavra retrógrado. A omissão da letra r na pronúncia desta palavra se deve, possivelmente, à difícil articulação de duas sílabas seguidas com a consoante r. O mesmo erro de pronúncia ocorre em outras palavras com r em sílabas seguidas como o errado pertubar em vez do correto perturbar ou o errado frustar em vez do correto frustrar.

Palavra relacionada: retrógrado.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Reteve ou reteu Retrógrado ou retrógadoRéveillon ou Reveillon