Restruturação ou reestruturação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa: reestruturação e restruturação

A palavra reestruturação é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo a mais utilizada. O substantivo restruturação, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que reestruturação. 

Sempre que quisermos referir o ato de organizar novamente, de estabelecer uma nova estruturação, podemos utilizar os substantivos femininos reestruturação ou restruturação. 

Exemplos com reestruturação

  • Amanhã será anunciada a reestruturação da empresa. 
  • Haverá uma reestruturação das tarefas distribuídas.

Exemplos com reestruturação

  • Amanhã será anunciada a restruturação da empresa. 
  • Haverá uma restruturação das tarefas distribuídas.

Por que duas escritas diferentes?

As palavras reestruturação e restruturação são formadas a partir de derivação sufixal, ou seja, foi acrescentado o sufixo nominal -ção aos verbos reestruturar e restruturar. O sufixo nominal -ção forma um substantivo a partir de um verbo e transmite a própria ação ou o efeito dela. 

Já os verbos reestruturar e restruturar são formados por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo re- ao verbo estruturar. Em reestruturar, são mantidas as duas vogais e, a do prefixo e a do verbo. Em restruturar, ocorre a elipse de uma dessas vogais.

O mesmo ocorre nas suas palavras cognatas:

  • reestruturar e restruturar; 
  • reestruturado e restruturado; 
  • reestruturação e restruturação.

Nota: Alguma polêmica se tem gerado em torno da escrita do prefixo re- segundo o Novo Acordo Ortográfico, não havendo consenso na utilização ou não do hífen. Contudo, obras de referência oficiais registram sem hífen as palavras iniciadas com o prefixo re-.
 

Palavras relacionadas: reestruturação, restruturação.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Restabelecer ou reestabelecer Restruturação ou reestruturação Retem, retém ou retêm