Ressignificar ou resignificar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é ressignificar. A palavra resignificar está errada. O verbo ressignificar se refere ao ato de dar um novo significado a alguma coisa. Muito usada na psicologia e psicanálise, esta palavra não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Exemplos:

  • Muitos anos depois, consegui ressignificar um acontecimento da minha infância, compreendendo seu verdadeiro significado.
  • Estou sentindo necessidade de ressignificar minha vida.
  • Será essencial ressignificar alguns conceitos.

O verbo ressignificar poderá ser formado a partir de derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo re- ao verbo significar: re- + significar. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição, ou seja, voltar a significar. A consoante s deverá ser duplicada para manter a sonoridade.

Também com ss deverão ser escritas as formas conjugadas de ressignificar, bem como as palavras suas cognatas, como ressignificação. 

Verbo ressignificar - pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) ressignifiquei
(Tu) ressignificaste
(Ele) ressignificou
(Nós) ressignificamos
(Vós) ressignificastes
(Eles) ressignificaram

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen não é utilizado nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, devendo haver duplicação dessas consoantes, como acontece em diversas palavras de áreas específicas.

Exemplos: ressignificar, microssistema, biorritmo, microrradiografia, cosseno, contrarregra,...

Palavra relacionada: ressignificar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas