Resplandecente ou resplandescente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é resplandecente. A palavra resplandescente está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa brilhante, luzente, que resplandece, que emite claridade, devemos utilizar o adjetivo resplandecente.

Exemplos:
A cidade amanheceu com um sol resplandecente.
Aquele menino tem um sorriso resplandecente.
Que brincos de diamantes tão resplandecentes.

A palavra resplandecente tem sua origem na palavra em latim resplendecente, devendo assim ser escrita sem s. Todas as palavras da mesma família de resplandecente deverão ser escritas sem s: resplandecer, resplandecentemente, resplandecência, resplandecimento,…

Todas as formas conjugadas do verbo resplandecer deverão também ser escritas sem s.

Presente do indicativo:
(Eu) resplandeço
(Tu) resplandeces
(Ele) resplandece
(Nós) resplandecemos
(Vós) resplandeceis
(Eles) resplandecem

A palavra resplandecente é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a joia resplandecente/o anel resplandecente).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: resplandecente, eficiente, competente, leve, entre outros.

Palavra relacionada: resplandecente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Resolve-se ou resolvesse Resplandecente ou resplandescente Ressaltar ou ressalvar