Requisito ou requesito

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é requisito. A palavra requesito está errada. Requisito pode ser um substantivo masculino, indicando, principalmente, uma condição necessária para atingir certo objetivo ou ser a forma conjugada do verbo requisitar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Requisitar se refere ao ato de pedir formalmente ou convocar.

A palavra requisito tem sua origem na palavra em latim requisitu, devendo assim ser escrita com e apenas na primeira sílaba e com i na segunda e terceira sílabas (re-qui-si-to). Requisito é sinônimo de condição, exigência, quesito, imposição, obrigação, formalidade, determinação, preceito, entre outros.

Exemplos:

  • Quais os requisitos necessários para ser aceita para trabalhar nesta empresa?
  • Este ato jurídico apenas será aprovado mediante a validação deste requisito.


O verbo requisitar tem sua origem na palavra em latim requisitare, devendo assim ser também escrito com e apenas na primeira sílaba e com i na segunda e terceira sílabas (re-qui-si-tar). Também desta forma deverão ser escritas todas as formas conjugadas do verbo requisitar. Este verbo é sinônimo de solicitar, demandar, exigir, pleitear, pedir, requerer, convocar, chamar, entre outros.

Verbo requisitar – Presente do indicativo:
(Eu) requisito
(Tu) requisitas
(Ele) requisita
(Nós) requisitamos
(Vós) requisitais
(Eles) requisitam

Exemplos:

  • Eu requisito um livro na biblioteca todas as semanas.
  • Eu requisito a presença de um advogado imediatamente.


Fique sabendo mais!
As palavras cognatas de requisito e requisitar também deverão ser escritas com e apenas na primeira sílaba e com i na segunda e terceira sílabas, como requisição, requisitante e requisitório.

Palavras relacionadas: requisito, requisitar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também