Reinvindicar ou reivindicar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é reivindicar. A palavra reinvindicar está errada. Devemos utilizar o verbo reivindicar sempre que quisermos referir o ato de reclamar um direito, de requerer algo com intuito, de recuperar ou adquirir alguma coisa. Significa também o ato de assumir alguma coisa, de chamar a si. É sinônimo de reclamar, exigir, pleitear, readquirir, reaver, reconquistar, recuperar, atribuir-se, avocar, incumbir-se, entre outras.

A palavra reivindicar tem sua origem na palavra em latim rei vindicare, devendo assim ser escrita sem n no final da primeira sílaba. Também assim deverão ser escritas todas as palavras cognatas de reivindicar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: reivindicar, reivindicação, reivindicável, reivindicador,…
Verbo reivindicar – Presente do indicativo:
(Eu) reivindico
(Tu) reivindicas
(Ele) reivindica
(Nós) reivindicamos
(Vós) reivindicais
(Eles) reivindicam

Exemplos:
Sindicatos reivindicarão cortes nos salários dos trabalhadores.
Mãe biológica reivindica tutela de sua filha abandonada depois do nascimento.
Reivindico todas as responsabilidades e a autoria do livro de poesia.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de reivindicar, erradamente se pronuncia um n depois da primeira sílaba.

Este mesmo erro de pronúncia também se verifica em outras palavras começadas pela sílaba rei, como é o exemplo de reiterar. Erradamente se pronuncia reinterar, quando o ditongo ei não é seguido pela consoante n.

Palavra relacionada: reivindicar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Regressão ou regreção Reinvindicar ou reivindicar Reiterar ou reinterar