Recrear ou recriar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Recrear se refere ao ato de se distrair com brincadeiras, proporcionando prazer e alegria. Recriar se refere ao ato de criar outra vez. Assim, os verbos recrear e recriar existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usados em situações diferentes.

Exemplos:

  • Meu avô recreava-se vendo as brincadeiras dos netos. (recrear = alegrar)
  • Os alunos da sexta série vão recriar este musical na gincana da escola. (recriar = reinventar)

O verbo recrear se refere ao ato de se distrair com brincadeiras, sendo sinônimo de brincar, folgar, jogar, divertir e distrair. Refere-se também ao ato de proporcionar prazer e alegria, ou seja, alegrar, contentar, aprazer, satisfazer, deleitar, desenfadar e desenfastiar, entre outros.

Exemplos:

  • Comprei este livro de colorir para me recrear.
  • O que será feito para recrear os alunos?
  • Meus pais recreavam-se vendo fotos da minha infância. 

Tendo sua origem na palavra em latim recreare, o verbo recrear deve ser escrito com e na segunda sílaba. Todas as palavras cognatas de recrear, bem como todas as formas conjugadas deste verbo, deverão ser também escritas com e na segunda sílaba. 

Palavras da mesma família: recrear, recreação, recreativo, recreio,…  
Verbo recrear – Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) recreava
(Tu) recreavas
(Ele) recreava
(Nós) recreávamos
(Vós) recreáveis
(Eles) recreavam

O verbo recriar se refere ao ato de criar outra vez, sendo sinônimo de refazer, reelaborar, reinventar, reproduzir, reconstituir, restabelecer e recompor, entre outros.  

Exemplos:

  • Para entender os assassinatos, os investigadores recriaram o momento do tiroteio.
  • Jovens músicos recriaram temas da música popular brasileira. 
  • Esta técnica vai recriar a textura da madeira no restauro da peça.

O verbo recriar é formado a partir do verbo criar mais o prefixo re-: re- + criar. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição, ou seja, voltar a criar. Assim, todas as palavras cognatas de recriar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo, deverão ser escritas com i na segunda sílaba. 

Palavras da mesma família: recriar, recriado, recriação, recriador, recriável,…  
Verbo recrear – Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) recriava
(Tu) recriavas
(Ele) recriava
(Nós) recriávamos
(Vós) recriáveis
(Eles) recriavam

Os verbos recrear e recriar são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: recrear e recriar, fruir e fluir, imergir e emergir, discriminar e descriminar, retificar e ratificar, entre outras.

Palavras relacionadas: recrear, recriar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também