Receassem ou receiassem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Receassem é a forma correta de escrita da palavra. A palavra receiassem está errada. Receassem é a forma conjugada do verbo recear na 3ª pessoa do plural do pretérito imperfeito do subjuntivo. O verbo recear se refere, principalmente, ao ato de ter receio de alguma coisa, de temer alguma coisa, mas pode significar também o ato de estar quase convencido de algo, sendo também sinônimo de considerar, julgar, suspeitar, desconfiar, entre outros.

Pretérito imperfeito do subjuntivo – verbo recear:
(Se eu) receasse
(Se tu) receasses
(Se ele) receasse
(Se nós) receássemos
(Se vós) receásseis
(Se eles) receassem

Exemplos:
Se eles receassem menos e fizessem mais, seriam mais dinâmicos.
Queria muito que meus filhos receassem certas atividades perigosas.

Na língua portuguesa, os verbos terminados em –ear, como recear, chantagear, cear,… se escrevem com i apenas nas suas formas rizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica está no radical da palavra. Nas restantes formas, o verbo é conjugado sem a vogal i.

Formas rizotônicas do verbo recear (conjugadas com i):
Presente do indicativo: Eu receio, tu receias, ele receia, eles receiam.
Presente do subjuntivo: que eu receie, que tu receies, que ele receie, que eles receiem.
Imperativo: receia tu, receie ele, receiem eles.

Fique sabendo mais!
O verbo recear e o adjetivo receoso se escrevem sem i, mas o substantivo receio se escreve com i. Esta situação ocorre com diversas outras palavras no português, em especialmente nos verbos terminados em –ear: recear/receoso/receio; passear/passeante/passeio; estrear/estreante/estreia; …

Palavra relacionada: recear.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também