Reavê ou reouve

Reouve é uma forma correta de conjugação do verbo reaver. A palavra reavê está errada, não existe. Reouve é a forma conjugada do verbo reaver na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. O verbo reaver não é conjugado nas pessoas do singular no presente do indicativo. Refere-se ao ato de voltar a haver, de recuperar, de readquirir.

Reaver poderá ter sua origem na palavra em latim rehabere ou ser formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: re+haver. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição.

O verbo reaver, sendo um verbo defectivo, apenas é conjugado em alguns modos, tempos e pessoas, não possuindo todas as formas de flexão do verbo. Além disso, sendo derivado do verbo haver, deve ser conjugado como este.

No presente do indicativo, apenas são conjugadas as formas da 1ª e da 2ª pessoa do plural. No presente do subjuntivo, não existe nenhuma forma conjugada deste verbo. Consequentemente, no imperativo também só é conjugado na 2ª pessoa do plural: reavei.

Verbo reaver – Presente do indicativo
(Eu) ---
(Tu) ---
(Ele) ---
(Nós) reavemos
(Vós) reaveis
(Eles) ---

Assim, a frase “Mulher assaltada reavê carro roubado.” está errada. Devemos substituir o verbo reaver por um sinônimo, como recuperar ou alterar o tempo verbal utilizado para o pretérito perfeito: reouve.

Verbo reaver – Pretérito perfeito do indicativo
(Eu) reouve
(Tu) reouveste
(Ele) reouve
(Nós) reouvemos
(Vós) reouvestes
(Eles) reouveram

Exemplo:
Mulher assaltada reouve carro roubado.

Atenção!
A forma correta de conjugação da 1ª pessoa do singular do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo é eu reouve e não eu reavi.

Palavra relacionada: reaver.

Veja também: