Reavê ou reouve

Reouve é uma forma correta de conjugação do verbo reaver. A palavra reavê está errada, não existe. Reouve é a forma conjugada do verbo reaver na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. 

Reaver refere-se ao ato de voltar a haver, de recuperar, de readquirir. 

Verbo reaver - Pretérito perfeito do indicativo
(Eu) reouve 
(Tu) reouveste 
(Ele) reouve 
(Nós) reouvemos 
(Vós) reouvestes 
(Eles) reouveram 

A frase “Mulher assaltada reavê carro roubado.” está errada. Devemos alterar o tempo verbal utilizado para o pretérito perfeito (reouve) ou substituir o verbo reaver por um sinônimo, como recuperar.
Forma correta: Mulher assaltada reouve carro roubado. 

Exemplos com reouve

  • Meu filho, finalmente reouve seu emprego.
  • Ele já reouve os documentos perdidos.

A forma correta de conjugação da 1.ª pessoa do singular do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo também é eu reouve e não eu reavi.

Reaver: verbo defectivo

O verbo reaver é um verbo defectivo, sendo apenas conjugado em alguns modos, tempos e pessoas. Assim, não possui todas as formas de flexão do verbo. 

No presente do indicativo, apenas são conjugadas as formas da 1.ª e da 2.ª pessoa do plural e no presente do subjuntivo não existe nenhuma forma conjugada deste verbo. Consequentemente, no imperativo também só é conjugado na 2.ª pessoa do plural: reavei. 

Verbo reaver - Presente do indicativo
(Eu) --- 
(Tu) --- 
(Ele) --- 
(Nós) reavemos 
(Vós) reaveis 
(Eles) --- 

Origem do verbo reaver

O verbo reaver poderá ter sua origem na palavra em latim rehabere ou ser formado a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido: re- + haver. O prefixo re-, de origem latina, significa uma repetição. 

Assim, sendo derivado do verbo haver, deve ser conjugado como este.  
 

Palavra relacionada: reaver.

Outras dúvidas

Veja também