Quiuí, quivi ou kiwi

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra no Brasil é quiuí. Kiwi é a forma original da palavra em inglês, vinda do maori e quivi é a forma utilizada no português de Portugal. Quiuí ou quivi são substantivos comuns masculinos e se referem a uma fruta de forma oval, com polpa verde com sementes pretas e de casca fina com uma penugem marrom. Também se refere à planta trepadeira que origina esta fruta. No Brasil, a palavra quiuí é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra quivi, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que quiuí. A palavra quivi é muito utilizada em Portugal.

Quiuí e quivi são estrangeirismos, tendo sua origem na palavra em inglês kiwi. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra. No caso em questão, embora também seja utilizada na sua forma original, a palavra kiwi foi aportuguesada para quiuí ou quivi com base na sua pronúncia e nas regras da língua portuguesa (tal como batom, abajur, boxe,…).

Exemplos:
O kiwi é um dos frutos com maior concentração de vitamina C.
O quiuí é um dos frutos com maior concentração de vitamina C.
O quivi é um dos frutos com maior concentração de vitamina C.

Vou enfeitar a torta com morango e kiwi.
Vou enfeitar a torta com morango e quiuí.
Vou enfeitar a torta com morango e quivi.

Fique sabendo mais!
Estas palavras também se referem a uma ave não voadora e notívaga, originária da Nova Zelândia.

Palavra relacionada: quiuí.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também