Quilômetro ou kilômetro

A forma correta de escrita da palavra é quilômetro. A palavra kilômetro está errada. Devemos usar a palavra quilômetro sempre que quisermos referir uma unidade de medida de comprimento equivalente a mil metros. O símbolo utilizado no Sistema Internacional de Unidades para representar o quilômetro é km.

Exemplos:

  • Faltam 15 quilômetros para nós chegarmos ao nosso destino.
  • Faltam 15 km para nós chegarmos ao nosso destino.


A palavra quilômetro é formada a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: quilo + metro. A palavra quilo tem sua origem no grego khílioi e é um prefixo do Sistema Internacional de Unidades que significa mil. Neste caso, mil metros. Assim, embora a abreviatura do Sistema Internacional de Unidades seja com K, a palavra quilômetro deverá ser escrita com qu, de acordo com as regras fonéticas e ortográficas do português. Também com qu deverão ser escritas as palavras cognatas de quilômetro, como quilometragem, quilometrar e quilométrico.

As abreviaturas utilizadas internacionalmente devem ser escritas no singular, em letra minúscula, sem ponto abreviativo.
Exemplo: km (quilômetro), kg (quilograma), l (litro), h (hora), s (segundo), ...

Exemplos:

  • Os ciclistas já percorrem 67 quilômetros do percurso.
  • Os ciclistas já percorrem 67 km percurso.

Palavra relacionada: quilômetro.

Outras dúvidas