Quid pro quo e quiproquó

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A expressão latina quid pro quo e a palavra em português quiproquó são frequentemente utilizadas. Apesar da sua origem comum, são usadas no dia a dia com significados distintos.

Significado de quid pro quo

A expressão do latim medieval quid pro quo significa uma coisa pela outra, ou seja, dar uma coisa em troca de outra. É, assim, muitas vezes utilizada para indicar uma troca de favores ou compensação, como: isso por aquilo ou toma lá, dá cá. É esse o sentido que essa expressão apresenta também na língua inglesa.

Exemplos com quid pro quo

  • Houve o quid pro quo esperado e os negócios puderam avançar.
  • Os políticos dizem que é quid pro quo, mas eu acho que é apenas chantagem.
  • Não havendo quid pro quo, fica difícil me comprometer com a aplicação das medidas.

Nota: Esta expressão deverá ser grafadas com algum sinal indicativo da sua condição de expressão de outro idioma, como em itálico ou entre aspas.

Significado de quiproquó

A palavra em português quiproquó tem sua origem na expressão latina quid pro quo, mas apresenta um significado diferente. Indica uma confusão ou um equívoco que provoca uma confusão, como tomar uma coisa por outra ou confundir uma coisa com outra. É, assim, sinônimo de confusão, desentendimento, discórdia, distúrbio, equívoco, engano e erro.

Exemplos com quiproquó

  • Se vocês tivessem conversado, este enorme quiproquó não teria acontecido!
  • Vocês usarem a mesma roupa vai causar um grande quiproquó amanhã na escola.
  • Ninguém sabia como resolver aquele quiproquó, porque ninguém sabia qual era o certo e qual era o errado.

Entenda a diferença de significados:
Quid pro quo era também o nome dado a um antigo livro de receituário farmacêutico usado para indicar a substituição de uma substância receitada, caso a farmácia não a possuísse. Fica explicado o sentido que a expressão apresenta de troca e substituição, bem como o sentido mais pejorativo de erro e confusão que poderia derivar da troca das substâncias farmacêuticas receitadas.

Palavras relacionadas: quid pro quo, quiproquó.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também