Quando usar ponto de exclamação [ ! ]

Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Professora de Português

ponto de exclamação é utilizado para demonstrar surpresa, espanto, susto, indignação, ordem, súplica, etc. Como é um sinal que exprime várias emoções, o contexto é importante para que o leitor entenda seu significado.

É empregado normalmente em textos narrativos e descritivos. Em textos dissertativos e argumentativos, nos quais predominam construções embasadas em fatos e análises da realidade, o uso de exclamação pode sugerir que o autor está impondo um ponto de vista ao leitor. Por isso, seu uso é desaconselhado.

Depois dele, normalmente se inicia a frase com letra maiúscula. Entretanto, em textos literários, o autor pode optar por iniciar com minúscula, por questão de estilo.

Frases com ponto de exclamação

  • Surpresa!
  • Você vai se atrasar!
  • Por favor, não me machuque!

Uso de vários pontos de exclamação

Em textos literários ou informais, é comum o uso de dois ou mais pontos de exclamação, para reforçar a emoção presente na frase. Esse uso é informal e não deve ocorrer em textos escritos em norma-padrão.

Frases com vários pontos de exclamação

  • Vem ver o beija-flor!!
  • Parabéns a você!!!
  • Meu artigo foi publicado!!!!!!!!!!!

Uso do ponto de exclamação junto com ponto de interrogação

Em textos literários ou informais, o uso do ponto de exclamação junto com o de interrogação enfatiza a sensação de surpresa. A construção que utiliza os dois sinais normalmente inicia com a interrogação, seguida da exclamação. Alguns gramáticos também registram o contrário, mas é pouco comum.

Frases com ponto de exclamação junto com ponto de interrogação

  • Quê?!
  • Como assim perdeu o dinheiro?!
  • Joaquim esqueceu que tinha prova?!

O ponto de exclamação invertido

Em língua espanhola, deve-se marcar o início da frase exclamativa: isso se faz com o ponto de interrogação invertido [ ¡ ]. Essa pontuação é encontrada em nomes e frases de perfil de redes sociais que fazem uso de caracteres especiais, mas não se trata de um uso do português.

Veja também: Sinais de pontuação

Palavras relacionadas: exclamação, pontuação.

Carolina Sueto Moreira
Carolina Sueto Moreira
Professora, revisora e estudante de tradução. Licenciada pela UFMG. Trabalha com produção de conteúdos desde 2016.

Outras dúvidas

Veja também