Puxado ou puchado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é puxado. A palavra puchado está errada. Puxado pode ser o particípio do verbo puxar, bem como um adjetivo ou substantivo. Enquanto adjetivo, podemos utilizar a palavra puxado em várias situações, com significados abrangentes: sempre que quisermos referir alguém ou algo que se esticou, que tem preço alto, que é difícil, que é cansativo, que tem olhos esticados, que é muito concentrado e que é esmerado no vestir e no falar, sendo sinônimo de esticado, espichado, caro, elevado, alto, árduo, custoso, trabalhoso, estafante, exaustivo, fatigante, apurado, concentrado, esmerado, aprumado, amendoado, entre outros. Enquanto substantivo masculino, puxado pode significar uma construção para prolongamento de uma casa ou uma respiração difícil, ou seja, asma.

Puxado é uma palavra formada a partir do particípio do verbo puxar. O verbo puxar tem sua origem na palavra em latim pulsares, tendo a sua escrita evoluído para a consoante x. O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Embora haja algumas regras que definam quando deve ser utilizado x ou ch, nenhuma delas se aplica à palavra puxar, estando contudo convencionado que esta palavra seja escrita com x e não com ch. Assim, sendo puxar escrito com x, também puxado deverá ser escrito com x.

Exemplos – adjetivo:
O teste de matemática foi puxado! (Difícil)
O molho de tomate está um pouco puxado. (Muito temperado)
Ele jogou fora todos os elásticos muito puxados. (Esticado)
O preço desta blusa está um pouco puxado, você não acha? (Caro)

Exemplo – substantivo masculino:
Eles estão no puxado, atrás da casa.

Exemplos – particípio de puxar:
O aluno está sendo puxado pelo professor.
No meio da confusão, ele foi puxado para dentro do prédio por alguém que o ajudou.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também