Propuseram ou proporam

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é propuseram. A palavra proporam está errada. Propuseram é a forma conjugada do verbo propor na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito ou pretérito mais-que-perfeito do indicativo. O verbo propor se refere ao ato de apresentar, oferecer, sugerir, aconselhar, expor, prometer, determinar, intentar, objetivar, entre outros.

O verbo propor tem sua origem na palavra em latim proponere e é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O verbo propor é derivado do verbo pôr, devendo ser conjugado tal como este. Assim, devemos dizer: eles puseram e eles propuseram.

Verbo propor – Pretérito perfeito do indicativo
(Eu) propus
(Tu) propuseste
(Ele) propôs
(Nós) propusemos
(Vós) propusestes
(Eles) propuseram

Verbo propor – Pretérito mais-que-perfeito do indicativo
(Eu) propusera
(Tu) propuseras
(Ele) propusera
(Nós) propuséramos
(Vós) propuséreis
(Eles) propuseram

Exemplos:
Eles propuseram novas medidas de contenção econômica.
Vocês já se propuseram para desempenhar este cargo?

Fique sabendo mais!
Podemos verificar esse mesmo erro de conjugação no pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito do indicativo em outros verbos irregulares, derivados de pôr, como: disporam em vez de dispuseram, suporam em vez de supuseram, exporam em vez de expuseram,…

Palavra relacionada: propor.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também