Próprio ou própio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é próprio. A palavra própio está errada. Devemos utilizar a palavra próprio sempre que quisermos referir alguma coisa que pertence a alguém ou que é característica de alguém. Refere-se também a alguma coisa que tem uma utilidade específica. É sinônimo de apropriado, adequado, conveniente, específico e característico, bem como de autêntico, verdadeiro, fidedigno, genuíno, o mesmo e em pessoa.

Exemplos:
Tenho tanto sono que meus próprios olhos não me obedecem.
Utilizar apenas um raciocínio concreto é próprio de crianças desta faixa etária.
Por favor utilize vestuário próprio para o frio.

A palavra próprio tem sua origem na palavra em latim proprius, devendo assim ser escrita com r na segunda sílaba, formando a sílaba pri. Todas as palavras cognatas de próprio deverão também ser escritas com pr nas duas primeiras sílabas: propriedade, proprietário, propriamente,…

Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de própio, erradamente se omite o r da sílaba pri, a segunda sílaba da palavra próprio. A omissão da letra r na pronúncia desta palavra se deve, possivelmente, à difícil articulação de duas sílabas seguidas com a consoante r. O mesmo erro de pronúncia ocorre em outras palavras com r em sílabas seguidas como o errado pertubar em vez do correto perturbar ou o errado frustar em vez do correto frustrar.

Palavra relacionada: próprio.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também