Propriedade ou propiedade

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é propriedade. A palavra propiedade está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino propriedade sempre que quisermos referir alguma coisa que pertence a alguém. Significa também um imóvel, como uma casa, apartamento, fazenda, sítio. Refere-se ainda às qualidades e particularidades dos seres, aos seus atributos especiais, sendo sinônimo de particularidade, especificidade, singularidade, virtude, faculdade, atributo, característica, entre outros. Propriedade pode significar também uma adequação da linguagem, ou seja, adaptação, cabimento, conveniência.

Exemplos:
Estes livros são propriedade de meu irmão.
Saia imediatamente de minha propriedade!
Quais são as propriedades da água?

A palavra propriedade tem sua origem na palavra em latim proprietate, devendo assim ser escrita com r na segunda sílaba, formando a sílaba pri. Todas as palavras cognatas de propriedade deverão também ser escritas com pr nas duas primeiras sílabas: próprio, proprietário, propriamente,…

Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de propiedade, erradamente se omite o r da sílaba pri, a segunda sílaba da palavra propriedade. A omissão da letra r na pronúncia desta palavra se deve, possivelmente, à difícil articulação de duas sílabas seguidas com a consoante r. O mesmo erro de pronúncia ocorre em outras palavras com r em sílabas seguidas como o errado pertubar em vez do correto perturbar ou o errado frustar em vez do correto frustrar.

Palavra relacionada: propriedade.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Propõe ou propõem Propriedade ou propiedade Próprio ou própio