Prezo ou preso

Essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devem contudo, ser usadas em situações diferentes porque têm significados diferentes.

Preso, com s, é a palavra mais usada pelos falantes, indicando tanto um presidiário como algo ou alguém que está amarrado, ligado, unido, pregado, encerrado,… Prezo, com z, é uma palavra menos utilizada sendo uma forma conjugada do verbo prezar.

A pronúncia dessas duas palavras é diferente. Em preso, a vogal e na primeira sílaba é pronunciada de forma fechada (ê). Em prezo, a vogal e na primeira sílaba é pronunciada de forma aberta (é).

Preso: sinônimo de prisioneiro

Preso é um substantivo masculino, sinônimo de prisioneiro, presidiário, recluso, detido, detento, penitenciário,... Indica uma pessoa que está presa, sob custódia. 

Exemplos com preso:

  • O preso conseguiu fugir do presídio.
  • O preso será transferido amanhã de manhã.

Preso: verbo prender

Preso é o particípio passado irregular do verbo prender, indicando algo ou alguém que está detido num lugar fechado, sem se poder movimentar, agarrado a outra coisa, ligado sentimentalmente, interessado em alguém e/ou comprometido com alguma coisa.

Exemplos com preso:

  • O vizinho já está preso no elevador há duas horas.
  • O colar ficou preso na fechadura da porta.

Nota: Preso é também a forma conjugada do verbo presar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu preso. Esse uso é contudo quase inexistente.

Prezo: verbo prezar

Prezo é a forma conjugada do verbo prezar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. 

Verbo prezar – Presente do indicativo
(Eu) prezo 
(Tu) prezas 
(Ele) preza 
(Nós) prezamos 
(Vós) prezais 
(Eles) prezam 

Exemplos com prezo:

  • Prezo muito sua opinião.
  • Prezo por dizer sempre a verdade, em todos os momentos.

O verbo prezar se refere ao ato de ter grande apreço, consideração, estima, simpatia ou respeito por alguém ou por alguma coisa. Pode significar também o ato de querer muito algo ou o ato de uma pessoa ter orgulho em si mesma.
 

Palavras relacionadas: preso, prender, presar, prezar.

Outras dúvidas

Veja também