Prescrever ou proscrever

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras prescrever e proscrever existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Prescrever se refere ao ato de determinar, orientar, recomendar. Pode significar também o ato de perder a validade ou a importância, caducar. Proscrever se refere ao ato de proibir, abolir, condenar, banir.

O verbo prescrever tem sua origem na palavra em latim praescribere, tendo sofrido evolução para pres na primeira sílaba.

Exemplos:
O médico prescreveu um remédio novo para minha avó.
O roteiro da visita do presidente foi prescrito com muita antecedência.
O prazo de entrega deste trabalho já prescreveu.

O verbo proscrever tem sua origem na palavra em latim proscribere, devendo assim ser escrito com pros na primeira sílaba.

Exemplos:
Os meninos proscreveram um colega conflituoso do grupo de amigos.
Proscreverei frituras, doces e refrigerantes de minha alimentação.
Iremos condenar e proscrever aqueles homens deste país.

As palavras prescrever e proscrever são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: prescrever/proscrever, pousar/posar, discriminar/descriminar, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, entre outras.

Palavras relacionadas: prescrever, proscrever.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Presar ou prezar Prescrever ou proscrever Prescrito ou proscrito