Prenunciar ou pronunciar

Prenunciar se refere principalmente ao ato de prever alguma coisa que ainda não aconteceu. Pronunciar se refere principalmente ao ato de expressar oralmente, emitindo opinião ou articulando corretamente a fala. Assim, os verbos prenunciar e pronunciar existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usados em situações diferentes. 

Exemplos:

  • Eu prenunciei essa desgraça, mas ninguém me ouviu… (prenunciar = prever)
  • Meu filho não consegue pronunciar os erres. (pronunciar = dizer)

O verbo prenunciar se refere, principalmente, ao ato de prever alguma coisa que ainda não aconteceu, sendo sinônimo de prever, profetizar, pressagiar, prognosticar, vaticinar, preanunciar, predizer, antever e fadar, entre outros. Pode significar também o ato de agir como precursor, precedendo algo. Assim, é também sinônimo de preceder, anteceder, encabeçar, antecipar-se, antepor-se e preexistir. 

Exemplos:

  • A vidente prenunciava o futuro com base nas estrelas.
  • Muitos vigaristas já prenunciaram o fim do mundo.
  • A insatisfação dos trabalhadores prenunciava a greve laboral.

Tendo sua origem na palavra em latim praenuntiare, o verbo prenunciar deve ser escrito com e na primeira sílaba. Todas as palavras cognatas de prenunciar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo, deverão ser também escritas com e na primeira sílaba. 

Palavras da mesma família: prenunciar, prenunciado, prenúncio, prenunciação, prenunciável,… 
Verbo prenunciar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) prenunciei
(Tu) prenunciaste
(Ele) prenunciou
(Nós) prenunciamos
(Vós) prenunciastes
(Eles) prenunciaram

O verbo pronunciar se refere, principalmente, ao ato de expressar oralmente, articulando corretamente a fala, e ao ato de falar com autoridade, dando uma opinião sobre um assunto. Pode significar ainda o ato de salientar, dando realce ou relevo e o ato de se insurgir contra algo. Assim, é sinônimo de dizer, proferir, articular, manifestar-se, opinar, considerar, deliberar, declarar, salientar, destacar, acentuar, insurgir-se e revoltar-se, entre outras. 

Exemplos:

  • Como se pronuncia esta palavra em inglês?
  • O presidente não se pronunciou sobre esse assunto.
  • Os professores pronunciaram-se contra falta de investimento na educação.
  • Acho que ficou muito pronunciado, preferia que fosse mais discreto.

Tendo sua origem na palavra em latim pronuntiare, o verbo pronunciar deve ser escrito com o na primeira sílaba. Todas as palavras cognatas de pronunciar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo, deverão ser também escritas com o na primeira sílaba. 

Palavras da mesma família: pronunciar, pronunciado, pronúncia, pronunciamento, pronunciação,…
Verbo pronunciar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) pronunciei
(Tu) pronunciaste
(Ele) pronunciou
(Nós) pronunciamos
(Vós) pronunciastes
(Eles) pronunciaram

Os verbos prenunciar ou pronunciar são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: prenunciar e pronunciar, fruir e fluir, imergir e emergir, discriminar e descriminar, retificar e ratificar, entre outras.

Palavras relacionadas: prenunciar, pronunciar.

Veja também: