Portfólio, portfolio, portefólio, portifólio ou porta-fólio

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Muita polêmica se tem gerado em torno da forma correta de escrita desta palavra, não havendo consenso. Todas as palavras, independentemente de sua grafia, se referem a um dossiê, a um conjunto de trabalhos que incluem materiais gráficos e fotografias, a uma carteira de títulos ou a uma carteira para guardar documentos. Devemos privilegiar o uso da palavra portfólio.

Portfolio, sem i e sem acento agudo, é a forma original da palavra em inglês. Muitos defendem o seu uso justificando ser um estrangeirismo que deve ser usado na sua forma original visto não haver ainda um aportuguesamento consensual da palavra.

Portfólio, sem i e com acento agudo, aparece nos principais dicionários como sendo a forma aportuguesada da palavra inglesa portfolio. Esta palavra, contudo, não é unanimemente aceita devido à existência do grupo consonântico rtf que não respeita as regras ortográficas do português. O acento agudo está justificado por se tratar de uma palavra proparoxítona: port-fó-li-o. Segundo regras de acentuação do português, todas as palavras proparoxítonas deverão ser acentuadas graficamente.

Portifólio, com i e acento agudo, embora muito usado pelos falantes, não se encontra registrado em dicionários, não sendo assim uma forma aceitável de aportuguesamento da palavra portfolio. Contudo, com a evolução natural da língua, feita com base em seu uso, poderá, quiçá, ser considerada uma palavra correta no futuro.

Portefólio, com acento agudo e vogal e, aparece nos dicionários de português de Portugal como sendo uma forma correta de aportuguesamento da palavra inglesa portfolio. Não se encontra registrada nos dicionários brasileiros.

Porta-fólio, formada pelo verbo portar e pelo substantivo fólio, com origem na palavra francesa porte-feuille, embora seja uma forma pouco usada pelos falantes, se encontra registrada em dicionários, estando correta.

Exemplos:

  • O portfólio da empresa será apresentado aos clientes na reunião de amanhã.
  • O portfolio da empresa será apresentado aos clientes na reunião de amanhã.
  • O portefólio da empresa será apresentado aos clientes na reunião de amanhã.
  • O porta-fólio da empresa será apresentado aos clientes na reunião de amanhã.

 

  • As fotografias estão arquivadas no meu portfólio.
  • As fotografias estão arquivadas no meu portfolio.
  • As fotografias estão arquivadas no meu portefólio.
  • As fotografias estão arquivadas no meu porta-fólio.

Palavras relacionadas: portfólio, portefólio, porta-fólio.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Portanto ou por tanto Portfólio, portfolio, portefólio, portifólio ou porta-fólioPorventura ou por ventura