Porcentagem ou percentagem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sempre que se quiser referir a proporção de uma grandeza ou quantidade calculada em relação a uma centena, podem ser utilizados os substantivos femininos porcentagem ou percentagem. Indicam também uma comissão ou taxa de lucro. 

Exemplos com percentagem

  • A percentagem é muito utilizada no mercado financeiro. 
  • Se eu vender estas máquinas, qual será minha percentagem? 
  • Hoje na aula de matemática vamos aprender a calcular percentagens. 

Exemplos com porcentagem

  • A porcentagem é muito utilizada no mercado financeiro. 
  • Se eu vender estas máquinas, qual será minha porcentagem? 
  • Hoje na aula de matemática vamos aprender a calcular porcentagens. 

Formação de porcentagem e percentagem

A palavra porcentagem é a mais utilizada no português do Brasil, sendo definida por alguns autores como um brasileirismo. É formada por justaposição e derivação sufixal da locução em latim por cento, ou seja, a expressão passa a ser escrita de forma junta e recebe o sufixo -agem: por + cento + -agem = porcentagem. O sufixo -agem forma substantivos e se refere a um estado, uma ação ou resultado dela. 

A palavra percentagem tem sua origem na palavra em inglês percentage, devendo assim ser escrita com e na primeira sílaba. Esta palavra é a mais utilizada no português de Portugal. 

Formas gráficas variantes

Porcentagem e percentagem são formas gráficas variantes, ou seja, são palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A dupla grafia com a vogal o e com a vogal e também acontece com os seus sinônimos porcentual e percentual.

Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: porcentagem, percentagem.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também