Por isso ou por isto

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas locuções existem na língua portuguesa e estão corretas

A locução por isso é a mais utilizada pelos falantes, significando por esse motivo e indicando, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito. Estabelece, assim, uma relação semântica com um acontecimento anterior.

A locução por isto poderá ser utilizada com o mesmo sentido, sendo apenas uma questão referencial o que distingue as duas locuções:

  • É por isso que você não fala comigo?
  • É por isto que você não fala comigo?

Quando usar por isso e por isto?

As locuções por isso e por isto são formadas pela preposição por e pelos pronomes demonstrativos isso e isto. 

Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso.
Exemplo: Eu não ando dormindo bem, por isso ando muito cansada.

Isto é usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso. 
Exemplo: Eu ando muito cansada por isto: não ando dormindo bem.

Fique sabendo mais!
Além das locuções por isso e por isto, com os pronomes demonstrativos isso e isto, pode ser também utilizada expressão com o pronome demonstrativo aquilo: por aquilo.

Palavras relacionadas: isso, isto.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também