Plural de câmpus

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O plural da palavra campus é campi.
O plural da palavra câmpus é câmpus.

A palavra campus é uma palavra em latim e significa o espaço ocupado pelos edifícios, pelas diferentes instalações e pelos terrenos de uma universidade ou entidade educacional. O plural de campus é campi, também uma palavra em latim, seguindo as regras de formação do plural do latim.

A palavra câmpus, com acento circunflexo na primeira sílaba, é a forma aportuguesada da palavra latina campus. Assim, sendo uma palavra aportuguesada, segue as regras de formação do plural da língua portuguesa, formando um plural invariável: câmpus.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos terminados em vogal. 

Relativamente aos substantivos terminados em -s, quando são oxítonos, a formação do plural é feita acrescentando –es à palavra no singular. Contudo, quando os substantivos terminados em -s são paroxítonos, como a palavra câmpus, a formação do plural fica invariável.

Exemplos:

  • O câmpus – os câmpus
  • O vírus – os vírus
  • O atlas – os atlas
  • O pires – os pires
  • O ônibus – os ônibus

Assim, se o falante quiser utilizar a palavra na sua forma latina, deverá usar a palavra campus, sem acento circunflexo e seu plural latino campi. As palavras deverão ser escritas em itálico, porque se tratam de um empréstimo.

Se o falante optar por utilizar a forma aportuguesada, deverá usar a palavra câmpus, com acento circunflexo e a forma invariável de plural câmpus.  

Exemplos:
Você já conhece o campus?
Vocês já conhecem os campi?

Você já conhece o câmpus?
Vocês já conhecem os câmpus?

Fique sabendo mais!
As palavras campus, campi e câmpus não aparecem no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Palavra relacionada: campus.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas