Pelo menos ou pelomenos

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da expressão é pelo menos, de forma separada. A palavra pelomenos, escrita de forma junta, está errada, não existe. Devemos utilizar a expressão pelo menos sempre que quisermos referir um mínimo de razoabilidade, ou seja, no mínimo, quando mais não seja ou quando menos. Pelo menos é sinônimo de ao menos.

Exemplos:
Já me formei há pelo menos sete anos.
Você pode não gostar dele, mas pelo menos seja educado.
Compra pelo menos sete quilos de carne moída para o jantar.

A palavra menos tem sua origem na palavra em latim minus e é uma palavra muitíssimo utilizada no português. Pode ser um advérbio, um pronome indefinido, um substantivo comum masculino ou uma preposição. Existem também diversas expressões onde a palavra menos é utilizada correntemente, com uma significação abrangente, como: pelo menos, ao menos, quando menos, a menos que, mais ou menos, sem mais nem menos,…

É uma palavra uniforme e invariável, ou seja, não há flexão da mesma em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). É correto dizer: menos pão, menos livros, menos água, menos cadeiras, o menos, a menos. Assim, também não há flexão da expressão pelo menos, que se mantém sempre inalterada.

Exemplos:
Eu vi que eram, pelo menos, sete garotas.
Eu vi que eram, pelo menos, sete garotos.

Traz, pelo menos, um amigo.
Traz, pelo menos, uma amiga.

Palavra relacionada: pelo menos.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Pelo menos ou ao menos Pelo menos ou pelomenosPelo ou pêlo