Pedrominado ou predominado

A forma correta de escrita da palavra é predominado. A palavra pedrominado está errada. Devemos utilizar a palavra predominado sempre que quisermos referir alguém ou alguma coisa prevalecida, sobressaída, ou seja, que predominou sobre outra.

Predominado é o particípio do verbo predominar. Este verbo é formado a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo pre- ao verbo dominar, alterando o seu sentido. O prefixo pre- é de origem latina e significa anterioridade, uma posição anterior.

Assim, o verbo predominar se refere ao ato de ter predomínio, ou seja, ser o primeiro ou o principal em alguma coisa. Todas as palavras cognatas de predominar são também escritas com a sílaba pre: predominar, predominador, predominante, predomínio, …

Exemplos:
As ideias daquele funcionário têm predominado em todas as reuniões.
A exposição foi predominada por quadros de um pintor sueco.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de pedrominado, erradamente se pronuncia um r na segunda sílaba em troca do r da primeira sílaba, ou seja, dr em vez de pr.

Palavras relacionadas: predominado, predominar.

Outras dúvidas

Veja também