Passagem ou passajem

A forma correta de escrita da palavra é passagem. A palavra passajem está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino passagem sempre que quisermos referir o ato de passar ou o lugar por onde se passa. Pode significar também um pequeno trecho que alguma obra literária e musical ou um acontecimento, um episódio. Refere-se ainda ao bilhete que confere o direito de viajar ou ao valor pago pelo mesmo.

A palavra passagem poderá ter sua origem na palavra em francês passage, devendo assim ser escrita com g e não com j, ou ser formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo nominal –agem é acrescentado ao verbo passar. O sufixo nominal –agem forma um substantivo a partir de um verbo e transmite a própria ação ou o efeito dela.

Além disso, no português, escrevemos com g os substantivos terminados em –agem, - igem, -ugem: passagem, linguagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem.

Exemplos:
Ele irá embora já amanhã porque só está de passagem.
Aquela ponte é local de passagem de muitos veículos.
Vou contar uma passagem de minha infância.
A passagem de avião para o Japão é caríssima!
O escritor está lendo uma passagem de seu livro mais famoso.

Palavra relacionada: passagem.

Outras dúvidas

Veja também