Parecer ou aparecer

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo aparecer significa, principalmente, o ato de se mostrar, de se exibir. O verbo parecer significa, principalmente, o ato de se assemelhar ou se afigurar

A palavra aparecer tem sua origem na palavra em latim apparescere e se refere ao ato de se mostrar, de se tornar visível, de se evidenciar, de se exibir. Significa também comparecer, acontecer, surgir e passar a estar visível o que estava desaparecido.

Exemplos:
As fotografias apareceram em vários meios de comunicação.
Aquele garoto está sempre querendo aparecer.
Minhas chaves de casa já apareceram.
Contra minha vontade, apareci na reunião e dei minha opinião.

A palavra parecer tem uma origem incerta, podendo ter vindo da palavra em latim parescere. Este verbo se refere ao ato de ter um certo aspecto ou aparência, de se assemelhar ou se afigurar. Significa também uma probabilidade ou a opinião de alguém.

Exemplos:
Você se parece tanto com sua mãe!
Está parecendo que vai chover…
Pareceu ao professor que os alunos não estavam entendendo a matéria.

A palavra parecer, além de um verbo, pode ser também um substantivo comum masculino, significando um entendimento, uma opinião, um juízo ou um voto. Pode significar também a aparência ou as feições de uma pessoa.

Exemplos:
O advogado deu um parecer sobre este processo em tribunal.
Segundo parecer do perito, esta máquina não terá conserto.
Seu filho tem um belo parecer!

Palavras relacionadas: aparecer, parecer.

Outras dúvidas

Veja também