Óptica, óptico, ótica ou ótico

As palavras óptica, óptico, ótica, ótico estão corretas e existem na língua portuguesa. São palavras polêmicas, sendo necessária muita atenção em sua utilização. Privilegia-se o uso das palavras óptica e óptico para fenômenos relacionados com a visão e o uso das palavras ótica e ótico para fenômenos relacionados com a audição. Contudo, as palavras ótica e ótico são muito utilizadas como sinônimas de óptica e óptico.

O substantivo feminino óptica tem sua origem na palavra grega optikós - com p - e se refere a uma parte da física que estuda a luz e dos fenômenos da visão. Refere-se também ao estabelecimento específico para fabricação e venda de óculos e outros instrumentos ópticos. Figurativamente, esta palavra é usada para designar o aspecto de objetos vistos à distância, ou seja, perspectiva e ainda uma forma de ver a realidade, ou seja, um ponto de vista.

A palavra óptico, também com sua origem na palavra grega optikós - com p. Sendo um adjetivo, indica uma qualidade relativa à óptica ou à visão. Sendo um substantivo masculino, se refere ao fabricante de instrumentos ópticos ou a um perito da óptica.

Estas duas palavras assumem as formas gráficas variantes ótica e ótico, ou seja, a palavra ótica aparece em dicionários como sendo o mesmo que óptica e a palavra ótico aparece em dicionários como sendo o mesmo que óptico. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, as duas formas são corretas.

Além disso, segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, as consoantes c e p que não se leem nas palavras deverão ser abolidas. Apenas as consoantes que se leem deverão ser mantidas. Assim, ocorre a existência de palavras com duas grafias, devido às divergências de articulação entre os falantes. Escrevendo-se óptica ou óptico, o p deveria ser pronunciado, o que raramente acontece, não sendo feita distinção na pronúncia nas mesmas.

A palavra ótico tem outro significado, sendo uma palavra distinta de óptico, tendo sua origem na palavra grega otikós, sem p. É um adjetivo e se refere ao ouvido ou à região auditiva. Significa ainda o medicamento usado em doenças nos ouvidos. Ótica aparece, neste sentido, como sendo o feminino de ótico.

Exemplos:
Visão:
Vou à óptica do shopping comprar uns óculos novos.
Vou à ótica do shopping comprar uns óculos novos.

A fibra óptica é um fio de vidro com capacidade de difundir raios de luz.
A fibra ótica é um fio de vidro com capacidade de difundir raios de luz.

O óptico recomendou outro tipo de lentes.
O ótico recomendou outro tipo de lentes.

Lesões no nervo óptico podem comprometer a visão.
Lesões no nervo ótico podem comprometer a visão.

A defesa da tese foi feita conforme a óptica dos mais tradicionalistas do ramo.
A defesa da tese foi feita conforme a ótica dos mais tradicionalistas do ramo.

Audição:
O médico receitou um medicamento de uso ótico, são duas gotas em cada ouvido.
O molde ósseo do ouvido interno se chama cápsula ótica.

Palavras relacionadas: óptica, óptico, ótica, ótico.

Outras dúvidas

Veja também

Opróbrio ou opróbio Óptica, óptico, ótica ou óticoOque, o que ou o quê