On-line ou online

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma preferencial de escrita da palavra é on-line, com hífen. A palavra online, sem hífen, embora seja frequentemente utilizada e se encontre dicionarizada nos dicionários de língua inglesa, não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Devemos utilizar a palavra on-line para referir alguém ou algo que está conectado à Internet ou a alguma rede de computadores, bem como a tudo aquilo que é feito através da ou na Internet. Assim, a palavra on-line é sinônima de acessível, conectado, disponível, em conexão, em linha, em rede, na Internet, on, entre outras. 

On-line é um estrangeirismo, sendo a forma original de escrita da palavra em inglês. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…). No caso em questão, a palavra on-line é usada em sua forma original. Existe, contudo, a expressão em rede que, embora menos usada, é a sua substituta em português. A palavra on-line, sendo um estrangeirismo, poderá aparecer escrita em itálico ou entre aspas.

Exemplos:

  • Minha filha apareceu numa reportagem on-line.
  • Apenas serão aceitas as inscrições feitas on-line.
  • Quando você estiver on-line poderemos falar no chat.

Fique sabendo mais!

O antônimo da palavra on-line é off-line.

Exemplos:

  • Ele está on-line.
  • Ele está off-line

Palavra relacionada: on-line.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também