Obteve ou obteu

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é obteve. A palavra obteu está errada. Obteve é a forma conjugada do verbo obter na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. O verbo obter se refere ao ato de ter êxito, de alcançar o que se quer, sendo sinônimo de conseguir, atingir e conquistar. Pode significar também o ato de receber ou de atrair para si, ou seja, ganhar, granjear, adquirir, angariar, auferir, lucrar, entre outros.

O verbo obter poderá ter sua origem na palavra em latim obtinere ou obtemperare e é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O verbo obter é derivado do verbo ter, devendo ser conjugado tal como este. Assim, devemos dizer: ele teve e ele obteve.

Verbo ter - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) tive
(Tu) tiveste
(Ele) teve
(Nós) tivemos
(Vós) tivestes
(Eles) tiveram

Verbo obter - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) obtive
(Tu) obtiveste
(Ele) obteve
(Nós) obtivemos
(Vós) obtivestes
(Eles) obtiveram

Exemplos:
Quantos pontos aquele time obteve no jogo?
O patinador obteve medalha de ouro nos jogos olímpicos.
Ele obteve uma excelente avaliação.

Fique sabendo mais!
Podemos verificar esse mesmo erro de conjugação no pretérito perfeito do indicativo em outros verbos irregulares, derivados de ter, como: deteu em vez de deteve, manteu em vez de manteve, susteu em vez de susteve,…

Palavra relacionada: obter.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também