Obsessão ou obcessão

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é obsessão. A palavra obcessão está errada. Sempre que quisermos referir uma ideia fixa, uma vontade irresistível, uma preocupação constante e excessiva, devemos utilizar o substantivo comum feminino obsessão.

A palavra obsessão tem sua origem na palavra em latim obsessio, devendo assim ser escrita com s e não com c. Todas as palavras da família de obsessão (palavras que partilham o mesmo radical) são escritas com s e nunca com c: obsessão, obsessivo, obsessor,…

Exemplos:
Pare de falar sobre esse assunto, já parece obsessão!
Ela compra muitos livros sobre esse assunto por causa de sua obsessão com a reencarnação.

Atenção!
Este erro ocorre porque se estabelece, erradamente, uma relação com a palavra obcecado. Não devemos confundir! Obsessão e obcecado não partilham o mesmo radical, são palavras distintas, com origem e grafias distintas.

Obcecado tem radical comum com o substantivo obcecação, que tem sua origem na palavra em latim obcaecatio, devendo assim ser escrito com c.

Palavra relacionada: obsessão.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também