O nécessaire ou a nécessaire

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é o nécessaire, porque a palavra nécessaire é um substantivo masculino. Dizer a nécessaire está errado. Devemos utilizar a palavra nécessaire sempre que quisermos referir uma pequena bolsa, estojo ou maleta utilizada para guardar objetos pessoais ou utensílios próprios de uma atividade profissional.  

Exemplos:

  • Ponha, por favor, estes produtos dentro do nécessaire.
  • Vou comprar um nécessaire para meu marido.

A dúvida acerca do gênero da palavra nécessaire surge visto a palavra terminar na vogal e, não havendo vogal que marque o feminino (a) ou o masculino (o). Existem, no português, muitas palavras terminadas em –e que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, como o cliente/a cliente, o agente/a agente, o estudante/a estudante,… Contudo, esta regra não se aplica à palavra nécessaire, nem a muitas outras palavras da língua portuguesa, que têm um gênero definido: a alface, o doce, a face, o lance,…

Fique sabendo mais!
A palavra nécessaire tem sua origem na palavra em francês nècèssére.

Atenção!
A maioria dos dicionários afirma que a palavra nécessaire é um substantivo masculino. Contudo, o dicionário Aulete afirma ser um substantivo feminino. Apesar disso, essa classificação ainda não é comumente aceita, sendo considerado erro a utilização da palavra nécessaire no feminino.

Palavra relacionada: nécessaire.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também